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0- Introdução
1- Talentos
2- Glyphs
3- Gemas
4- Enchantments
5- Equipamentos
5.1- Armadura
5.2- Off-Sets
5.3- Armas
6- Stats Caps
7- Imbues
8- Rotação Primordial
9- Skills e Totems, quando usa-los
10- LOBOS!!

0- INTRODUÇÃO

Neste "pequeno" tutorial vou apresenta-los ao lindo mundo do Shaman Enhancement. Um dos motivos que estou fazendo este guia é por não ver muitos Shaman Enhancements no servidor, sempre a maioria escolhe o Shaman para Restoration/Healer e Elemental, mas se bem jogado o Shaman Enhancement é uma classe MUITO boa e que pode ganhar de praticamente todas as outras classes (na verdade qualquer classe bem jogada é assim, mas vocês entenderam).

1- TALENTOS

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2- GLYPHS

Major Glyphs:

[Glyph of Feral Spirits]: Aumenta o heal dado pelo seus lobos.
[Glyph of Stoneclaw Totem]: Explicado na área de totems.
[Glyph of Windfury Weapon]: Aumenta a chance do Windfury ativar.

Minor Glyphs:

Fica à sua escolhe, mas o [Glyph of Ghost Wolf] é uma boa escolha.


3- GEMAS

Dê prioridade às seguintes gemas:

Slot Azul: [Balanced Dreadstone]
Slot Vermelho/Amarelo: [Wicked Ametrine]
Meta: [Persistent Earthsiege Diamond] 


4- ENCHANTMENTS

Aqui a prioridade dos equipamentos é attack power, crítico e agility. Pegue exalted com Sons of Hodire Knights of Ebon Blade (ambos compráveis no NPC de Triumph) e compre os seguintes enchants:

Knights of Ebon Blade (Helm): [Arcanum of Torment]
Sons of Hodir (Bracer): [Greater Inscription of the Axe]

Para as armas a combinação de 2x Berserker é uma das melhores, mas se quiser pode colocar Titanium na Main-Hand.


5- EQUIPAMENTOS

- ARMADURA

Claramente que a meta que você deve ter para equipar é o set Wrathful, então é o mais simples, comece com o Furious > Relentless até que tenha um bom tanto de resiliencia.

- OFF-SETS

Além de todos os off-sets Wrathful que você que comprar, como Neck, Wrist e Finger (todos compráveis com honor), também
compre o cinto com honor.

Totem (Relic): [Totem of the Avalanche]. Comprado com 30 de Frost.
Trinket 1: [Medallion of the Alliance] ou [Medallion of the Horde].
Trinket 2: [Herkuml War Token] ou [Deathbringer's Will].
Anel 2: [Ashen Band of Endless Vengeance] ou [Band of the Bone Colossus].


- ARMAS

Inicialmente, como no servidor não está disponivel as armas Furious/Relentless, você vai querer as seguintes armas de Icecrown Citadel.

Main-hand: [Abomination Knuckles].
Off-hand: [Keleseth's Seducer].

Depois quando conseguir Team/Personal Rating na arena você deve comprar essas duas armas Wrathful:

Main-hand: [Wrathful Gladiator's Grasp].
Off-hand: [Wrathful Gladiator's Left Claw].


6- STAT-CAPS

Aqui eu vou colocar alguns números recomendados para seus stats, como eu disse recomendado, não obrigatório, mas se tiver estará bem.

Attack Power e Crítico: São os stats mais importantes para um Shaman Enhancement, então busque o infinito, se tiver jewelcrafting coloque as três gemas maiores de attack power.

Haste e Agility: Esse bônus estão certos se você tem um dos set de pvp, não é preciso gemar nem encantar.

Hit Rating: Muito importante!! Mantenha entre 100 e 130. Muito e menos que isso não é ideal.

Spell Penetration: Pelo motivo de você ser ainda um Shaman você usa spells, então se puder tenha no mínimo 20.


7- IMBUES

Mas o que diabos é esta palavra? Os imbues são como encantamentos para sua arma, mas elas são skills do Shaman. Na sua Main-Hand você deve ter obrigatoriamente [Windfury Weapon], mas na off-hand você pode variar como preferir.

* O WF (Windfury) dá a sua arma uma chance de atacar com um bônus de 1250 de atack power, o que não é pouca coisa.

Você pode tanto optar por usar WF também assim tendo mais chance de ganhar os 1250 extra de attack power naquele hit ou você pode colocar [Flametongue Weapon]. O Flametongue é bom para ganhar os 25% a mais de dano de off-hand do [Lava Lash], mas em testes que eu fiz, não faz muita diferença, então fica em seu critério. Eu pessoalmente uso a combinação [WF/WF].

O FT pode ser usado contra classes que ficam invisiveis (rogue, eu estou olhando para você), pois ela dá dano por segundo no oponente.


8- ROTAÇÃO PRIMORDIAL

As skills que você deve SEMPRE usar é a [Stormstrike] (Skill que você ataca com as duas armas ao mesmo tempo), Lava Lash e [Flame Shock] ou [Frost Shock]. Estas três skills são as principais de um Shaman Enhancement, então sempre que o cooldown acabar você tem que instantaneamente repeti-las.

O Flame Shock pode ser usado para usar o Flametongue, como eu expliquei acima que ele da dano por segundo, mas eu normalmente uso Frost Shock pois ele da slow no oponente e se ele estiver em uma distância de seu player você o prende em gelo para que não possa correr, muito bom contra hunters e spell.

A rotação então fica:

Frost Shock > Stormstrike > Lava Lash


9-  SKILLS E TOTEMS

Agora provavelmente é aonde vem a "alma" de um Shaman Enhancement que mostra como versátil é esta classe. Existem muitas skills e combinações de totems que podem ser usados dependendo da classe que você está tentando derrotar, então aqui vamos explicar uma por uma e dizer contra qual classe ela é recomendada e em que situação usar.

Vamos começar com as skills.

[Purge]
- Recomendada contra QUALQUER classe.

Essa skill ela tira 2 buffs mágicos do target e tem um cooldown relativamente pequeno. Sempre que puder use no seu oponente para tirar seus buffs. É muito útil contra priests para tirar o escudo inquebravel e os outros buffs de Stamina e Spirit. Também remove a forma de lobo de qualquer Shaman, tira curas por segundo e os escudos de proteção de um paladino (menos o Divine Shield).

[Wind Shear]
- Os spells vão adorar.

O Windshear básicamente é seu corte de cast, nessa build que mostrei acima na parte de Talentos, esta skill acaba tendo um cooldown de apenas 5 segundos. Porém esta nao será
sua skill principal contra spell, pois na parte de totems vou apresentar o qual você deve ter prioridade para a spell não o atingir. Use-o quando não conseguir usar o totem.

[Shamanistic Rage]
- Também recomendada contra qualquer classe.

O Shamanistic Rage quando ativado, diminui em 30% o dano que você toma de seu oponente (qualquer tipo  de dano), é recomendado usar quando perceber que seu oponente usou
a skill mais forte dele. Esta skill pode ser ativada enquanto você estiver em stun.

[Fire Nova]
- Recomendada contra rogues.

Para usar o Fire Nova, é preciso que você tenha um totem de fogo no chão (na próxima seção explicarei qual colocar), quando usada da dano em area em volta do totem. Quando
ver que o rogue entrou em stealth use-o imediatamente para tentar pelo menos achar onde o oponente está.

[Healing Wave]
- MUITO IMPORTANTE!

O Healing Wave é a sua cura, porém você deve escolher a hora em qual usar. O Shaman Enhancemente tem uma passiva chamada [Maelstrom] que a cada hit que você da em seu oponente ela tem chance de stackar um Maelstrom o qual diminui uma porcentagem do tempo de cast de umas certas skills. Quando a stack chega a 5, as skills Healing Wave, Hex, Chain Lightning e Lightning Bolt ficam como instant cast.

Sempre que ver que você stackou 5, é bom você usar a cura imediatamente para começar a stackar denovo. Quando estiver stackado no mínimo 3, você ja pode pensar em usar.

[Hex]
- Transforme em sapo.

Esta skill, pessoalmente, eu os recomendo a usar em arenas, pois quando estiver em um x1 principalmente, de prioridade para usar o instant cast para a cura.

[Lightning Bolt]
- Não era guia de enhancement?

Particulamente não uso muito, prefiro denovo, usar o Maelstorm para me curar.

- TOTEMS

Chegamos a uma das partes mais interessantes deste guia, que são os totems. Em começo de batalha, sempre drope os quatro totems. Os totems de Fogo e de Água, você praticamente não irá substitui-los, então não tem muito segredo ai. Os totems que eu dropo de começo são os abaixo, e suas explicações em seguida:

Terra: [Stoneclaw Totem]
Fogo: [Flametongue Totem]
Água: [Cleasing Totem]
Ar: [Windfury Totem]

[Stoneclaw Totem]

É aqui que a glyph dita anteriormente entra em ação. Esse totem sem a glyph é 90% inútil, pois apenas absorverá dano dos outros totems. Já com a glyph, quando você usa o totem, ele dá um escudo de absorve para você.

Então, sempre quando o totem sair de cooldown, use-o denovo, E TENHA UMA KEYBIND PARA ESTE TOTEM. Ele fica no chão por 15 segundos.

[Flametongue Totem]

Este é um dos totems fixos ditos acima, o principal motivo de eu usar é que ele aumenta o bônus da minha cura, então juntando com o que foi dito na parte do Healing Wave é uma vantagem muito boa o ter no chão. Duração de 5 minutos.

[Cleasing Totem]

A cada 3 segundos ele remove 1 debuff de poison e 1 debuff de disease . Muito bom contra classes que dão debuffs em você. Duração de 5 minutos.

[Windfury Totem]

Apenas aumenta seu meele haste. É bom começar com uma vantagem, e se você não estivar lutando contra spell ou paladinos, poderá ficar fixo também. Duração de 5 minutos.

[Tremor Totem]

Este totem tira Fear, Charm e Sleep constantemente de você. Excelente contra Priests e Warlocks, quando estiver lutando contra essas classes sempre o deixe no chão. Cuidado, quando for usar o Stoneclaw Totem, pois ele removerá o Tremor Totem, então quando for usar, coloque e substitua imediatamente pelo Tremor.

[Grounding Totem]

É aqui aonde todo spell treme na base contra Shamans. Este totem, quando usado, puxará uma skill mágica que foi castada contra você para o totem, ele será consumido e a skill que o oponente usou entrará em cooldown.

Esse totem deve ser sua prioridade para "cortar" os casts dos spells. Caso esteja em cooldown, substitua pelo Wind Shear.

Não é recomendado coloca-lo de inicio, você não vai querer puxar, por exemplo, o Flame Shock de um elemental, e sim o Lava Burst.

Um bônus a mais desse totem é que bloqueia também o Hammer of Justice que é o stun do paladino e o polymorph de um mage (assim como o hex).

TENHA UMA KEYBIND PARA ESTE TOTEM TAMBÉM.

UPDATE: "Se a spell tem CD use grounding, se não tem CD use Wind Shear." - Killax por comentário, obrigado.

[Earthbind Totem]

Além de dar slow no seu oponente, a build de enhancement permite que esse totem remova todos os tipos de slow de você quando você o coloca. Muito útil contra Hunters e Mages que não deixam você chegar perto deles. Ficam por 15 segundos.

Recomendado que tenha uma keybind para este totem também.

[Magma Totem]

Este totem em si fica dando dano em todos os oponentes que estão em sua volta, mas não é por isso que eu o coloquei aqui. Os danos que o totem da a sua volta também atingem players em stealth, muito bom contra rougues e ferals para revelá-los. Fica por 21 segundos.

Estes são basicamente os totems que você irá usar em seu duelo.


10- LOBOS
[Feral Spirits]

Duas feras gigantes que dão medo em várias pessoas. Estes lobos além de terem muita vida e terem um ataque consideravelmente grande, eles também se curam e curam você!!

Eu recomendo usa-los nas seguintes situações:

- Oponente com menos de 40% de vida.
- Você com menos de 50% de vida.
- Hunters (Para o Spirit Walk).

Os lobos também possuem algumas skills úteis.

[Bash]

Da stun em seu oponente, útil para tudo, inclusive para corte de cast.

[Spirit Walk]

Quando ativada, essa skill dá velocidade a você e ao seu pet (além de tirar todo tipo de slow de você), deixando você pertinho para dar aquele abraço em seu oponente. (Pesadelo dos Hunters, vá por mim).


Práticamente é este o guia, agora é só preciso treinar para usar tudo na hora correta e tudo o que estiver ao seu alcance para ganhar aquele duelo ou arena. O Shaman Enhancement é uma classe MUITO forte, mas apenas quando usada corretamente, pois não tem muito ataque mas é muito versátil. Um Shamanistic Rage ativado na hora correta pode fazer você ganhar.

A seguir algumas macros e addons úteis:

>> MACROS

Focused Hex: Usa o hex no seu focus, útil em arena.
#showtooltip hex
/cast [target=focus] hex

Focused Wind Shear: Mesma coisa que acima, só que Wind Shear.
#showtooltip wind shear
/cast [target=focus] wind shear

Feral Spirits (Apenas para Drainei): Summona os lobos junto com Gift of Naaru, para você se curar.
#showtooltip Feral Spirit
/cast Gift of the Naaru(Racial)
/cast Feral Spirit
/petattack

Stormstrike + Lava Lash: Spamme essa skill, ela são duas das três skills primordiais como dita no guia. Primeiro casta Stormstrike depois Lava Lash.
#showtooltip Stormstrike
/startattack
/castsequence reset=8 Stormstrike, Lava Lash

>> ADDONS

O único addon que eu recomendo mesmo é o Quartz, que substitue a barra de cast. muito útil para qualquer classe no jogo.


Muito obrigado a todos que leram até agora, deu trabalho digitar tudo mas faz parte. Se gostaram peço que curtam o post e qualquer dúvida responderei nos comentários assim como se errei algo podem me corrigir que eu mudarei no post.

- Talacius