GUIA PALADIN RETRIBUTION PVP por: Owdorn

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Este guia tem como foco principal a abordagem da spec Ret em ARENAS. Os talentos e dicas a seguir, podem não ser a melhor opção no caso de duelos serem a sua prioridade.

ENTENDENDO RETRIBUTION

Retribution é uma spec com dano constante bom (porém não o mais alto). Temos um burst excelente de 2 em 2 minutos mas que pode ser quebrado em segundos se usados em momentos indevidos. Somos muito pobres em CC, apenas 2 spells (HoJ e Rep) e com cooldown de 1 minuto, o que nos torna extremamente fracos nesse quesito.
Porém podemos oferecer um EXCELENTE suporte, sem duvidas um dos melhores do jogo.

COMPORTAMENTO EM ARENA

Antes de tudo, você precisa entender que ret em arena não serve apenas para fazer dano. Você não é um trator que precisa sair atropelando tudo.
Você tem um parceiro e precisa mantê-lo vivo sempre prestando atenção nele e você precisa dar suporte a ele para que ele dê suporte a você.

Diferente de um warrior, você não tem redução de heal e sua movimentação/troca de targets durante um jogo é muito mais limitada.

Então pense da seguinte forma: Se o meu parceiro é um warrior, por quê eu vou gastar o meu freedom em mim mesmo para ir atrás de um priest disc, sendo que o meu warrior poderia matá-lo muito mais rápido do que eu?

Claro, que você não deve levar isso como uma regra.

Existem N situações diferentes que podem acontecer em uma arena. Dessa forma, cabe a você estar atento ao game pra poder fazer o uso dos seus cooldowns da maneira mais eficiente possível.
Para isso, você possui diversas spells de suporte para manter você e seu(s) parceiro(s) vivo(s) que podem ser usadas em tais situações.

Abaixo segue uma lista de macros que você PRECISA TER, que é apenas o básico para você começar a ter o máximo de aproveitamento que a sua classe pode oferecer.

FUNÇÃO DOS MACROS

A maioria dos macros que ret usa, possuem a seguinte estrutura:

#showtooltip                     <- (Opcional) Serve para mostrar a info da spell quando você passa o mouse sobre o macro.
/cast [@partynumber] NomedaSpell <- Direciona a spell escolhida para o party 1, 2, 3, etc. Dependendo de qual numero você colocar.
* LISTA DE MACROS

Primeiro, você deve fazer um macro como o abaixo para todos os seus Judgements, Divine Storm e HoJ (Hammer of Justice). O startattack é muito útil quando você troca de targets com frequência.
#showtooltip
/cast Crusader Strike
/startattack
Agora vamos para as spells: SEMPRE FAÇA UM MACRO PARA PARTY1 E OUTRO PARA PARTY2 (PARA PODER USAR EM x2 E x3).

0WBHpGk.png Sacred Shield
#showtooltip
/cast [@party1] Sacred Shield
Use sempre no membro da sua party que estiver sendo o target do time inimigo.
Dica: Fique sempre atento com o proc do sacred (animação de uma bolha amarela), pois a chance dos seus Flashs of Light critarem aumenta em 50%.

RpabvUg.png Cleanse
#showtooltip
/cast [@party1] Cleanse
Esse é um dos mais importantes. O Cleanse remove qualquer debuff dos tipos magic, poison ou disease.
Ou seja, NUNCA deixe seu parceiro em um fear ou poly de 8 segundos se você pode tirar com apenas 1 botão.
Sempre que possível, mantenha seus parceiros livres de dots.

3xHy2L2.png Hand of Freedom
#showtooltip
/cast [@party1] Hand of Freedom
Isso vai fazer com que o seu Freedom seja direcionado ao membro numero 1 da sua party. Use para tirar ele de stuns e slows.
Vale ressaltar que alguns stuns são dispeláveis como HoJ, Deep Freeze e Shadowfury. Então se o CC for o único debuff no seu amigo, compensa mais dispelar usando o Cleanse.

RQA1KIQ.png Hand of Protection
#showtooltip
/cast [@party1] Hand of Protection(Rank 3)
O Hand of Protection ou (BOP), deixa o target imune a todo tipo de dano físico e remove qualquer physical debuff.
Você deve usá-lo quando seu parceiro estiver morrendo para qualquer classe que tenha dano físico, ou em si mesmo caso o seu Divine Shield e Divine Protection estejam em CD.
Eu geralmente guardo pra usar no meu parceiro, mas dependendo da ocasião você terá que usar em você mesmo.
Exemplo: Se seu parceiro for morrer pra um warrior ou hunter, você precisa usar. Pois além, de deixa-lo imune a todo o dano físico, irá remover o debuff do Mortal Strike e/ou Aimed Shot, possibilitando que você possa topá-lo com mais facilidade.
Também pode ser usado para quebrar CCs do tipo physical como Sap, Blind, Garrote, etc (menos Cyclone) e também pode remover disarms do tipo physical.

JiIEexG.png Hand of Sacrifice
#showtooltip
/stopcasting
/cast [@party1] Hand of Sacrifice
O Hand of Sacrifice (SAC), transfere 30% do dano que um membro da sua party está recebendo para você.

Aí vem a dúvida: “Qual a utilidade disso?”

A resposta é bem simples: Existem CCs que são quebrados com 1 DE DANO como; Polymorph, Repentance, Blind, Sap, Scatter Shot, Freezing Trap entre outros.
Então se você percebe que um mage está castando Poly em você, ou um rogue está chegando perto para te dar Blind, use isso no membro 1 ou 2 do seu time que estiver levando dano ou que esteja com alguma dot, que o dano será transferido para você e consequentemente tirar você do CC. Claro que com CCs instants que são imprevisíveis como Scatter Shot ou Sap, isso requer um pouco mais de visão de jogo e reflexo, mas isso requer experiência. Você precisa estar atento ao jogo.

e6GPUfc.png Flash of Light
#showtooltip
/cast [@party1] Flash of Light(Rank 9)
TENHA isso para usar os Flashs instants no seu parceiro sem precisar pegar o target dele. Mas não limite-se apenas nos instants casts, se preciso caste para mantê-lo vivo também.

9yulBXC.png Holy Light

#showtooltip
/cast [@party1] Holy Light(Rank 13)
O mesmo vale para o Holy Light. Certifique-se de castar enquanto seu parceiro não esteja com um debuff de redução de heal ou quando você não esteja buffado com Divine Plea, caso contrário, o heal não será tão eficaz.

W8YGr8M.png Blessing of KingsBlessing of Might e Blessing of Wisdom
#showtooltip
/cast [@party1] Blessing of Kings
#showtooltip
/cast [@party1] Blessing of Might
#showtooltip
/cast [@party1] Blessing of Wisdom 
- Mantenha seu parceiro sempre buffado com Kings, Might ou Wisdom.
- Sempre que ele for dispelado, buffe novamente.
- Use o de 10 minutos. Você não precisa gastar 1 reagente e mais mana em algo que pode ser dispelado em 1 segundo.

rgSIcVm.png Hammer of Justice
#showtooltip
/cast [@focus] Hammer of Justice(Rank 4)
Isso faz você stunar o seu focus. É usado como CC chain ou para interromper os casts do seu focus enquanto você bate no target.

O5LFppe.png Repentance
/cast [@focus] Repentance
O mesmo vale para o Rep. Porém, você deve tomar cuidado, pois o Repentance quebra com 1 de dano.
Ou seja, de nada adianta você usar ele em cima do seu próprio Consecration ou dar um Divine Storm muito próximo ao focus, assim terá gasto um CD muito importante atoa.

MACROS ADICIONAIS

Sugiro que você crie macros de focus arena 1, 2 e 3. São muito uteis.
/focus [@arena1]
#showtooltip
/use [@arenapet1,harm][@arenapet2,harm][@arenapet3,harm][@arenapet4,harm][@arenapet5,harm][@mouseover,harm, exists][] Turn Evil
Esse macro é EXTREMAMENTE útil.
Ele serve para dar Fear em pets que são “atingíveis” pelo Turn Evil, ou seja, se você tentar usar contra um pet de Hunter por exemplo, nada irá acontecer pois ele só atinge demons e undeads, essa é a função ”harm”.
Esse macro funciona da seguinte forma: Caso o pet 1, 2 ou 3 for undead ou demon, ele será atingido pelo fear.
Se não houver pets, você pode usar no target desejado apenas colocando o mouse sobre o nameplate dele (função mouseover), e se não for nenhuma dessas 2 condições ele irá castar no seu target, caso seja um pet demon ou undead.

Turn Evil na Gargoyle:
#showtooltip
/target Ebon Gargoyle
/cast Turn Evil
/targetlasttarget

cOZWLbV.png Cancel Divine Plea:
#showtooltip
/cancelaura Divine Plea
Em uma situação onde você precisa urgentemente de um heal alto, você pode usar um macro para cancelar o Divine Plea caso tenha o usado segundos antes (para não diminuir em 50% o efeito do seu heal). Uma dica interessante para um melhor aproveitamento dos ticks de mana, é você cancelar o Plea quando estiver quase no fim do cast de um Holy Light por exemplo.

q40MY5U.png Cancel BOP:
#showtooltip
/cancelaura Hand of Protection
O BOP impossibilita você de usar skills do tipo physical enquanto estiver com o buff, então, tendo em vista que em uma determinada situação você queira apenas remover um CC physical de si mesmo (um Kidney por exemplo, levando em consideração que tanto seu Freedom como Trinket estão em CD), e logo em seguida voltar a atacar, este macro te proporciona essa possibilidade.

8AMRGwv.png Focus Judgement:

Bom para fake start.
#showtooltip
/cast [@focus] Judgement of Light

jkP4QsG.png Exorcism + Pyro Rocket:

Para caso você seja Engineer, eu uso um macro para usar o Exorcism e a Luva num só. Dessa forma libera um slot na minha barra e eu posso colocar outra coisa.
#showtooltip Exorcism(Rank 9)
/cast Exorcism(Rank 9)
/cast 10
/startattack

Two-hand e One-hand + Shield swap macro:
#showtooltip
/equip NomedasuaOneHand
/equip NomedoseuShield
/equip [equipped:shield] NomedasuaTwoHand

BUILD

Como meu gameplay é mais supportive, atualmente estou usando esta:

OP74LJw.png

Com esta build, o CD do meu HoJ fica em 40 segundos o que proporciona um CC chain mais frequente combinado com o Fear do meu priest e meu Repentance.

Outra opção de build:

BMY9czW.png?1

Por quê 1 ponto em Vindication?

Isso te proporciona 1 debuff adicional. Em outras palavras, isso serve pra que um priest, pala ou felhunter tenha mais dificuldade em dispelar o seu HoJ ou Rep, ou qualquer debuff magic importante que esteja em seu target.

Pontos positivos:

Oferece Divine Guardian, o que aumenta a absorção e duração do Sacred Shield em 100% além de fazer o Divine Sacrifice reduzir 20% do dano recebido (muito bom em ocasiões de burst inimigo).

Pontos negativos:

Perde um pouco de dano dos Judgements e Seals devido o Seals of the Pure ser 3/5. Mas nada significativo.

Não tem Unyielding Faith o que reduz bastante o tempo de disorients. Mas se o seu parceiro for priest ou shaman (como é o meu caso), esse talento não é necessário.

GLYPHS

Necessários:

Glyph of Judgement

A maior parte do dano de ret vem dos Judgements, então o glyph é indispensável.

Recomendados:

Glyph of Turn Evil

Atualmente é o que eu uso, junto com o do Judgement e do HoJ. Um Turn Evil instant pode salvar o seu parceiro de um burst de um dk com gargoyle, ou deixar ele free cast enquanto o Felhunter do lock inimigo está em fear.

Glyph of Seal of Righteousness

10% de dano adicional ao Seal of Righteousness. Bastante recomendado, uma vez que é o seal que você vai usar a maior parte do tempo.

Glyph of Hammer of Justice

Aumenta o alcance do seu HoJ. Recomendo MUITO este glyph, pois te proporciona uma maior mobilidade durante um CC chain, te dando a possibilidade de poder stunar alguém de uma distância um pouco maior. Muito útil, visto que o ponto fraco da nossa spec é o CC.

Glyph of Salvation

Uma redução de dano adicional, pode ser útil em algumas situações.

GEMS E STATS

@Edit Atualmente vale investir um pouco mais em resilience. Diferente de antigamente, hoje grande parte do servidor já é end gear, portanto o dano de todo mundo está muito alto e tomar one-shot de warlock não é nada legal.

Principal stat = Strenght e Resilience.

Hit Rating:

O hit cap melee em pvp é 5% = 164, porém como Night Elf e Blood Elf possuem passivas que reduzem a chance de serem hitados por spells em 2%, é bom adiquirir um pouco mais.

Caso precise de hit você pode socketar algumas Etched Ametrine

Você precisa de apenas 1  Nightmare Tear para ativar a sua meta Relentless Earthsiege Diamond

O restante é Bold Cardinal Ruby

Resilience:

Eu geralmente jogo com menos de 1k (atualmente tenho 937), porém 1k ou mais é o recomendado.

@Edit: Atualmente jogando com 1100 resil, troquei as Bold Dragon's Eye porMystic Dragon's Eye, e algumas Bold Cardinal Ruby por Mystic King's Amber eResplendent Ametrine

ROTAÇÃO

NÃO EXISTE ROTAÇÃO EM PVP. TUDO É SITUACIONAL.

DICAS BÁSICAS

Além dos pets, o Turn Evil pode ser usado em warlocks com Metamorphosis e dks com Lichborne.

Muitos podem não saber, mas o Hand of Reckoning causa dano em pets e totens. Além de causar bastante dano, não tem global cooldown e custa pouca mana.

Divine Sacrifice também transfere dano e pode ser usado como CC breaking assim como o Hand of Sacrifice.

Quando estiver de one-hand use o Shield of Righteousness em vez do Crusader Strike, o dano é bem maior. Porém você pode tentar conseguir um proc do The Art of War com o Crusader Strike caso precise.

Nunca dispele o Vampiric Touch ou Unstable Affliction. Quando estiver com um desses debuffs use o Purify.

ADDONS SUGERIDOS

Losecontrol : Ótimo para ver os CCs aplicados em todos os frames, (ajuda a ver quando seu parceiro está em CC).
Gladius: Deixa os arena frames maiores, com mais informações e mostra os CCs aplicados neles.
Interrupt Bar: Mostra o cooldown de Interrupts e outras spells usados por inimigos.
PowerAuras: Permite criar frames personalizados a sua escolha (avançado).
OmniCC: Mostra o CD das suas spells.
TidyPlates: Modifica os nameplates os deixando mais limpos e podendo ser personalizados.
ICDbars: Mostra o cooldown interno dos seus trinkets.