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Indice

1 Apresentação
     1.1 Glossário
2 Gear, Gems & Enchants
     2.1 Gear
     2.2 Gems
     2.3 Enchants
3 Talents & Glyphs
     3.1 Builds
     3.2 Glyphs
4 Spells & Macros
    4.1 Spells e Dicas
     4.2 Macros

5 Addons
6 Posicionamento (Arena)
7 Comps

     7.1 Comps x2
     7.2 Comps x3
8 Estratégias
   Em Breve



1 Apresentação

Esse guia objetiva ajudar qualquer player que deseje melhorar seu nivel ou aprender a jogar com a spec de Hpala, tendo alguma experiência prévia ou não.
Jogo de Hpala a quase 6 anos (na Wotlk), sempre focado o meu jogo em arenas, durante esse tempo joguei com muita gente e de muita forma, fiz numeros expressivos, como 220-0 no 2v2 de Hpala/DK (com Underboy) ou 300-3 de Hpala/Warr (com antigo Fatally) acredito que agreguei experiência mais do que suficiente para escrever tal guia.

1.1 Glossário

Usarei, no decorrer do guia, algumas siglas e abreviações para facilitar minha digitação, se você ainda não está familiarizado com o ambiente de PvP/Arenas ou com a classe, aconselho você a ler com atenção este ponto.

Hpala = Paladin Holy
Flash = Flash of Light
HLight = Holy Light
BoP = Hand of Protection
DivSac = Divine Sacrifice
HandSac = Hand of Sacrifice
Freedom = Hand of Freedom
Bubble/Imune = Divine Shield
Asas = Avenging Wrath
LoS = Line of Sight
CC = Crowd Control
Plea = Divine Plea
Trinket = Medalhao/Racial dos Humanos
DivProt = Divine Protection
HoJ = Hammer of Justice
Turn = Turn Evil
AM = Aura Mastery
Bmaster = Battlemaster
Bauble = Bauble of True Blood
Beacon = Beacon of Light
Judg = Judgment of Light/Wisdom/Justice
SShield = Sacred Shield
SCleanse = Sacred Cleanse
Corruption = Seal of Vengeance/Corruption
Rightns = Seal of Righteousness
Lay = Lay on Hands
Wisdom = Seal of Wisdom
RFury = Righteous Fury
SFury = Shadow Fury
Coil = Death Coil
PtX = Party1 e 2
Hero = Heroism
Mp5 = Mana per 5 Seconds
GCD = Global Cooldown
CD = Cooldown
HoT = Healing over Time
DoT = Damage over Time
AMS = Anti-Magic Shell
AMZ = Anti-Magic Zone
Wall = Shield Wall
BS = Bladestorm

2 Gear, Gems & Enchants

2.1 Gear


A Gear de um Hpala pode variar conforme a classe de seu parceiro e as classes presentes no time adversário, eu aconselho a usar sempre as 5 peças do set Wrathful, se quiser usar algum item PvE no set principal (head, chest, shoulder, calça e luvas) use um item de ICC 25H com Crit+Mp5.
Para lutas de 2v2 eu recomendo Neck, Back, Wrist, Waist e Feet wrathfuls (todos de Mp5), em lutas contra times de Double DPS é interessante usar capa e neck de haste (Shadow/Rogue, Shadow/Frost, Elemental/Destru) pra ajudar na cura e no gcd do cleanse (spam dispel)
Para 3v3 é altamente recomendavel aumentar o haste, com o uso de neck e capa, se o burst adversário for muito alto você pode então usar outro item pve de haste, eu por exemplo uso o wrist normal  Crypt Keeper's Bracer, que dá pra comprar na AH. Se você tiver o  Bulwark of Smouldering Steel, você pode dar swap durante a luta, mesmo em combate, e alternar entre Criticall+Haste e Resi+Mp5 dependendo de suas necessidades.

Aneis: Voce precisa usar o  Ashen Band of Endless Wisdom (repu de ICC), o qual eu mesmo ainda não farmei no meu atual char :rolleyes:, o outro anel ideal seria o dos princes 25,  Incardine Band of Mending, seguido de  Marrowgar's Frigid Eye, caso voce seja igual a mim e nunca visite ICC, use o anel do marrowgar vendido na AH ( Marrowgar's Frigid Eye) e o  Wrathful Gladiator's Band of Dominance (ou  Relentless Gladiator's Band of Ascendancy se você não quiser gemar hit).
Trinkets: Tente conseguir os trinkets nessa ordem de importância:

Se você não for human, é obvio que o  Medallion of the Alliance é obrigatório, o Battlemaster + Bauble pode ser extremamente forte contra comps que você sabe que irão tentar te matar em um burst.
Librams:  Wrathful Gladiator's Libram of Justice SEMPRE é o melhor libram,  Libram of Binding Light é RUIM, mas se você conseguir fazer swap com as librams e manter os 3 stacks e voltar pro wrathful o seu heal vai ficar super buffado, mas não aconselho, é arriscado por gastar muitos GCD.

Minha Gear x2: 1252 Resilience
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Minha Gear x3: 1202 Resilience
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2.2 Gems

Red = 23 Spell Power
Blue = 12 Spell Power + 5 Mp5
Yellow = 12 Spell Power + 10 Resilience
Meta = 21 Intelect e chance de restorar mana no cast

OBSPegar 1% hit com uma das seguintes opções:
Com o uso do anel Relentless -  Relentless Gladiator's Band of Ascendancy
Com a racial de Draenei (você ou seus parceiros) - Heroic Presence
Com gems (30 hit da 1,14%) nesse caso aconselho uma yellow de 20 hit e uma green de 10 hit + 5 mp5 (colocar em slot azul)

2.3 Enchants

Head & Shoulder = Spell + Resilience
Chest = Resilience
Wrist, Mace, Luva = Spell Power
Shield = Intellect
Bota = Stamina + Movement Speed
Capa = Haste
Calça = Spell + Stamina

3 Talents & Glyphs

3.1 Builds:


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Eu uso essa build em qualquer time contra qualquer time, não costumo mudar.

Alguns pontos que valem a pena ressaltar:
Blessed Life (3/3): 10% chance de tomar METADE do damage de qualquer ataque, metade é muita coisa.
Judgements of the Pure (5/5): +25% damage nos seals e judges e +15% haste por 1 min no uso de judge.
Você pode se perguntar se vale a pena tirar 2 pontos de Holy Guidance pra por no Judge of Pure, eu digo que sim, se você fizer o calculo de quantas gems você gastaria pra pegar 8% do seu Intellect em Spell Power e calcular quantas gems você gastaria pra pegar 6% Haste, vai ver que a diferença é absurda, ainda estamos desconsiderando 10% de damage nos Seals e Judges, a escolha é totalmente lógica.

Se você tem a segunda spec disponível pra outra build holy PvP, pode por essa pra 3v3:

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Diferenças da primeira:
+20 Seg CD no stun, não tem Blessed Life, + Intellect, + Spell Power, -30% duração de Curse (HEX!), Disease e Poison.

3.2 Glyphs

Major


OBRIGATÓRIA:
Holy Shock (-1 seg cd)

Aconselhável:
Turn Evil (instant cast +8 seg cd)

Opções:
HoJ (Aumenta o range do HoJ em 5 yards) - Eu uso essa, aconselho pra x2
Salvation (Hand of Salvation reduz 20% do dmg taken quando usada em você mesmo) - Se você for low resi, vulgo papelão
Seal of Light/Wisdom (Aumenta heal em 5% / reduz mana cost em 5%) - Talvez pra x3

Minor

Kings (Reduz mana cost do buff em 50%)
Wise (Reduz mana cost do Seal of Wisdom em 50%)
Wisdom (Aumenta 20 min se castado em você mesmo)

4 Spells & Macros

4.1 Spells e Dicas


Sacred Shield: Spell EXTREMAMENTE OP, usar na pessoa que está sendo burstada ou na pessoa que está em iminência de ser burstada hard.
Dicas: 1. Quando dispelado, não usar automaticamente pós-dispel, o proc do absorb tem um CD de 6 segundos, rebuffar o sacred shield antes desse tempo é jogar mana fora, perder um GCD, e ainda provavelmente ver o buff ser dispelado novamente.
2. Contra times que iniciam spamando dispel ofensivo, usar divine ilumination e spamar sacred shield + kings (com glyph) no target, a mana gasta no dispel vai ser maior que a sua mana gasta repondo o buff (eles ficam loucos pra dispelar quando veem o sacred shield, mesmo nos 6 seg de CD).
3. Faça Swap com os targets do sacred, exemplo, você no x3 contra spriest e lock affli, seus dois parceiros estão com muitos dots, você pode por sacred em um e ele vai procar rapidamente o buff de absorb então você poe o sacred no outro e procará o buff de absorb nele também e os dois estarão com o buff de absorb (o CD de 6 seg parece ser ligado ao target, e não ao caster), aconselho quando for fazer isso, deixar o target que mais está sofrendo por ultimo, sendo assim o sacred já ficará com ele após a troca, se a situação não estiver tão critica você pode ainda castar flash em cima do sacred pra ganhar o HoT antes de dar swap.

Cleanse: SPAM THIS! Dispele tudo o que você ver pela frente.
Dicas: 1. Se você apertar o botão do cleanse sem ter nenhum debuff no target, a spell não é castada, então em certos momentos é interessante ficar apertando insamente a bind do cleanse porque você tem certeza que aquele shield frost do mage vai quebrar e congelar o seu parceiro, ou porque aquele priest disc não vai aguentar a pressão e vai soltar o fear, entre outros momentos, um dispel instantaneo em um cc é um soco na cara do time adversário, abuse disso.
2. Se você estiver contra um desses times com CC que quebram com QUALQUER dano (1 de dmg) e alguem acidentalmente (ou por ser ruim mesmo) der um dot em você, não dispele, deixe ele lá, vai impedir que você tome algum cc, exemplo: Ret/Hunter, você está com o dot do dmg crit do divine storm do retri, não dispele porque vai quebrar um possivel scatter-trap, ou então voce está contra Disc/Rogue e escapa um dot do priest em você, deixe lá pra prevenir Blind/Gouge/Re-sap do rogue.
3. Se você estiver contra uma classe que use CC do tipo Magic, sem trinket, sem imune, sem stun e sem sacrifices (lol), e você ver ele castando a spell em você, use o dispel em si mesmo, se tiver algum debuff pode procar o sacred cleasing e te dar +30% resist a magic, e já corra pro LoS, se a spell resistir você vai desmontar todo o ataque dele (se chegar até o LoS), isso é bastante interessante contra mages que usam frost nova pra prender você dentro do LoS deles e enfiar o poly.
4. Contra Shadow Priest, tente dispelar o vampiric enquanto o seu parceiro estiver com AMS, AMZ, Wall, ou Reflect (spam vampiric no reflect é insano haha).

Buffs (Kings, Wisdom, Might, Righteous Fury): SEMPRE REBUFFE! +10% str+agility+stam num warr/dk é OP, além de ser um buff a mais pra ser dispelado, sempre mantenha todo mundo buffado, might nos pets se não tiver warr no time (x3).
Dicas: 1. Se o target estiver longe pro range do Kings, use o Greater Blessing of Kings (ou outro buff) que tem um range maior (gasta mais mana) 30 pra 40 yd.
2. Rights Fury não custa mana, e ainda reduz o damage que você toma em 6% (Improved Righteous Fury) então REBUFFE SEMPRE que estiver sendo atacado e dispelado.
3. Com a minor glyph do kings, o buff de 10 min custa apenas 131 mana, o que é muito menor que o custo dos dispels ofensivos, então você pode abusar disso, quando começarem o spam dispel e o burst não estiver tão alto, comece o spam de kings, a mana dele vai descer igual agua e a sua nem vai se alterar.

Seals: Pule essa parte se você usa o Glyph de Seal of Light.
Você vai usar os seals dependendo do contexto, eu costumo usar Seal of Vengeance (Corruption) no x2 com DK unholy, dá damage e ajuda a atrapalhar o dispel no chains of ice, com warr eu troco bastante entre Righteousness e Wisdom, conforme a necessidade, com DK Frost uso o Seal of Righteousness pra burstar (dano é até maior e não deixa dot, que quebra o Hungering Cold), com lock você raramente bate, mas se tiver a chance, vengeance com affly e righteousness com destru.
Dica: Se estiver contra DK, Lock ou Hunter e eles deixarem o pet em você pra evitar de você usar o drink da arena, coloque Seal of Wisdom, dê o judge of wisdom e fique dando hit melee no pet, sua mana não vai descer de 85-90%, garanto.

Hand of Protection (BoP): Mil e umas utilidades.
Dicas: 1. A spell foir criada para salvar seu parceiro daquele warr demoniaco girando com sangue nos olhos, obvio, mas existem outras utilidades para a spell, como por exemplo você pode usar exatamente após o warr castar o mortal strike (aimed shot também serve) e dropar o heal reduction, mesmo que venha um dispel instant, o heal reduc vai demorar vir graças ao cd (ou seu parceiro dá um /cancelaura e vai pra porrada enquanto você cura sem redução nenhuma).
2. Use pra dispelar Blind/Kidney, e disarms, um BoP em um disarm machuca os adversários, até pouco tempo atrás, usar BoP em cima do Bladestorm de um warr não cancelava o efeito do Bladestorm e ainda o deixava imune a disarm, INSANO.

Divine Shield: Spell mais apelativa da arena (empata com Heroism/Bloodlust talvez)
Usar pra não morrer, obvio
Dicas: 1. Contra certas comps, pense no Divine Shield como um SUPER DISPEL, exemplo, contra shadow/rogue, eles em cima de você, com todos os dots e poisons, seu parceiro em cc, seu life baixando, você sem buff, todos estão esperando você a usar o imune, e ele será dispelado instantaneamente pelo priest, a menos que você de algum cc nele, mas o importante do imune aqui é dispelar todos os debuffs, os dots do priest, os poisons e qualquer cc que esteja em você (stun/silence).
2. Usar para previnir CC (e sair deles também!), contra 2 DPS é interessante usar o imune antes do trinket, pra sair do cc e ainda ficar imune a novos ccs por um bom tempo (efetivo contra 2 dps sem warr/priest obviamente).
3. Usar para previnir dispel de shamans, você está lá naquela longa arena de 40 minutos contra um shaman restor e um pala, o shaman dispelando você a noite toda, sua mana baixa, ai você imuna e usa divine plea, GG, mana is back (só cuidado pra nao morrer no proximo stun+asa)

Aura Mastery: Ou você é vidente ou não é
Existem dois meios pra usar, pra ficar imune a silence (concentration) e aumentando consideravelmente o element resist da party (fire resist por ex)
Dicas: 1. Usar simplesmente em um momento em que você odiaria tomar um silence, pra forçar o adversario a segurar o cd por mais tempo.
2. Contra shadow/rogue eu costumo deixar a aura shadow, e uso o aura mastery na hora em que tomo o silence do priest (vai dobrar a shadow resist do meu parceiro em um momento em que eu não posso cura-lo, exceto com o bauble)
3. Usar aura mastery no concentration pra spamar dispel nos dots daquele lock affly, você vai levar o dano insano do Unstable Affliction, mas não vai tomar o silence.
4. FUJA! Crusader Aura + Aura Mastery em cima de uma mount e você vai andar sobre as aguas sem afundar. (não literalmente)

Purify: Use pra dispelar diseases(dk)/poisons/devouring plague enquanto o target está com vampirich touch/unstable affliction, purify dispela 1 poison e 1 disease, então spame sem risco.
Dica: Bom para dispelar slow poison sem correr o risco de dispelar o vampirich.

Avenging Wrath: Não é tão legal quanto de retri.
Dicas: 1. Use para ajudar no heal, quando estiver com o dbuff de forbereance (não vai poder imunar mesmo)
2. Use pra burstar, junto com Bladestorm, Gargula ou qualquer outro CD ofensivo de peso dos parceiros, os adversarios vao ser forçados a se defender, então você provavelmente não precise do imune tão cedo.

Hand of Freedom: Santo remédio.
Dicas: 1. Use para PREVINIR roots/frozen, seu parceiro ta lá dando porrada no mage frost, o shield vai quebrar a qualquer momento, e seu parceiro será congelado, ai pode entrar um Deep Freeze, mas spamar cleanse não vai ser tão efetivo porque o parceiro está com 3 dbuffs do mage, então você usa o freedom pra EVITAR o frozen e ele ficar livre pra encher o mage de porrada.
2. Se você estiver com DK, e ele com muitos dbuffs, pode usar freedom durante o Anti-Magic Shell, vai tirar todos os slows e ele ainda vai ficar imune pela duração da AMS.
3. Fazer a leitura do jogo, pense como o seu parceiro, você precisa saber exatamente quando ele vai precisar do freedom (ou ele pode ajudar e avisar a melhor hora).
4. Cancele o buff pra evitar ser roubado por um mage.

Hammer of Justice (HoJ): Único CC.
Dicas: 1. Muitas vezes usar o stun no target que está sendo burstado é melhor do que usar no healer dele.
2. Se você estiver com um warr no time, sempre tente stunar o player que pode dar disarm durante o BS.
3. Mage blinkou pro seu lado e vai castar poly, stun nele!, não vai castar e não vai ter blink pra sair do stun, gg.

Turn Evil e Holy Wrath: Opa, mais CC.
Usar nas gargulas SEMPRE.
Dicas: 1. Use macro de mouseover.
2. Coloque o mouse em cima daquele DK de lichborne e PIMBA!
3. Turn no felhunter ou na sucubbus naquele momento exato onde você quer ficar 8 segundos sem tomar cc de pet, não spame turn o tempo todo no pet, vai ativar o DR deles até imunar e no momento que você precisar talvez a duração esteja curta.

Judgements: Não é só damage.
Use os judges com inteligência, se tiver parceiro melee use judge of light no target dele, o heal AJUDA MUITO, parece pouca coisa mas é bom, use judge of wisdom apenas quando o pet ficar em cima de você. use judge of justice nos rogues/feral SEMPRE, passou perto de você mete judge of justice neles.

Divine Plea: Mana que não acaba.
Dicas: 1. Usar Divine Plea coberto de trash buff pra dificultar dispel, podendo ser: Kings (1), RFury (2), SShield (3) se procar o absorb (4), Hand of Salvation (5), HoT do flash no sacred (6), Avenging Wrath (7) e Freedom (8) + o Divine Plea, totaliza 9 buffs apenas seus, fora os de seus parceiros, dispelar vai dar trabalho!
2. Cancele o buff para evitar ser roubado por um mage.


4.2 Macros

Eu jogo com muitos macros com a função:
/use [@mouseover,help,nodead][help,nodead][@player] SPELL
Ele casta a spell (friendly) no meu mouseover, se eu não tiver um mouseover ele casta no meu target, se eu não tiver um target ele casta em mim. Uso essa macro para TODAS as spells friendlys de pala.
--
Uso a seguinte macro pra Divine Plea:
#showtooltip
/cancelaura Divine Plea
/cast Divine Plea
/p ## DIVINE PLEA ##
Apertei a bind, ela casta Divine Plea e anuncia no /p, aperto denovo e ela cancelava o buff (bom pra curar forte, sem os -50% heal, ou pra evitar que um mage roube de você).
--
Uso esse macro para avisar sobre o uso de Aura Mastery no /p:
#showtooltip
/run local aura=select(GetShapeshiftForm(),"Devotion","Retribution","Concentration","Shadow Resist","Fire Resist","Frost Resist","Crusader") SendChatMessage(aura.." Aura Mastery used!","PARTY");
/cast Aura Mastery
/in 6 /p Aura Mastery Faded
Você precisa ter o AceLib instalado nos addons pra função "/in SEGUNDOS /chat FRASE" funcionar
--
Uso esse Macro pra salvar a pele:
#showtooltip
/use Battlemaster's Ruination
/use Fel Healthstone
/cast Lifeblood(Rank 1)
Lifeblood ainda ta rank 1, preciso criar coragem pra upar.
--
Stopcasting e sacrifice:
/stopcasting
/cast Divine Sacrifice
--
Turn Evil:
#showtooltip
/use [@mouseover,harm,nodead][@arenapet1,harm][@arenapet2,harm][@arenapet3,harm][] Turn Evil
--
Mount:
/cast [nomounted,nocombat,noflyable] Mount Terrestre
/cast [nomounted,nocombat,flyable] Fly mount
/cast [mounted,flyable,noflying,nocombat] Fly Mount
/cast [mounted,outdoors] Crusader Aura
/cast [spec:1] !Concentration Aura
Se estiver em um local que pode voar, vai castar a mount fly, se estiver em local que não pode voar, vai castar a mount terrestre, se estiver em cima da mount, vai castar crusader aura, se estiver de crusader vai castar concentration aura, se estiver dentro de algum edifico, vai castar concentration aura, se estiver em combate vai castar concentration aura... TUDO EM UM BOTÃO!

5 Addons

Gladius
Afflicted
Aesa
Icicle
RangeDisplay
X-pearl
Omnicc
Lose Control
Spell Alert
Quartz
RaidCooldowns
SnowFallKeyPress

6 Posicionamento (Arena)

O Posicionamento é bastante dependente do time em que você está inserido, e contra qual time está lutando. Basicamente, no 2v2 com DK/Warr contra Healer+DPS você vai jogar ofensivamente (exceto contra Disc+dps, com exceção de Disc+Rogue), ou seja, você vai colocar seu Seal of Vengeace ou Righteousness e vai cair pra porrada.
Contra 2 DPS é melhor adotar um posicionamento mais cauteloso, sempre procurando fazer uso do LoS, usar o RANGE também é extremamente importante, alguns CC's tem range curto, e são fáceis de fugir.
No 3v3 você vai ficar o tempo todo no LoS, vai sair no máximo durante aquele burst macabro dos seus parceiros pra dar um stun em alguem que esteja morrendo, ou no healer, se achar mais efetivo.

TROQUE SEMPRE de posição, porque seus adversários vão ficar sempre em movimento, buscando uma posição boa para fuder quebrar seu jogo, não é porque você está no los do priest e do mage que você está se posicionando certo, você está posicionado certo quando você está no los do priest e do mage, E não está do los do seu parceiro, podendo castar livre, sem ter medo de sair do LoS ou se preocupar com o tempo restante pra ter que voltar correndo pro pilar.
Imagem explicativa:
X61xsG8.jpg

Algumas dicas: 1. Se um MELEE estiver te batendo, e você tiver melees no time também, corra pra cima deles, não corra dos seus parceiros, corra ao encontro deles.
2. Use sua posição para um Intervene salvador do seu parceiro warrior.
3. Beacon of Light tem range de 60 yd, ou seja, você casta no seu parceiro, deixa ele lá longe, e cura ele de uma distancia de 60 yd (curando a si mesmo, e o beacon curando ele) SÓ NÃO INVENTA DE USAR ESSA TATICA CONTRA TIME COM DISPEL.

Posicionamento se pega com a prática, com o tempo pega as manhas de cada canto das arenas, cada pedrinha que dá LoS etc.

7 COMPS

7.1 Arena 2v2
PALA/WARR (Arms): Talvez o melhor time pra x2 na wotlk, muito forte tanto atacando quanto defendendo, geralmente com essa comp você não precisa ficar batendo o tempo todo, foque mais em deixar o warrior o mais livre possível, use e abuse do los pra não tomar cc, guarde seu stun pra stunar o target que possui disarm, no momento do bladestorm, lembre-se de se posicionar de forma útil para proporcionar a opção de jogadas com o intervene, seja ela a mais simples, permitindo o warr vir ao seu los num momento de burst, ou uma mais sofisticada, como uma triangulação, intervene>charge (ver imagem a seguir).

NM1xiiD.jpg

Comps mais fáceis de matar*: Hpala/lock, Rsham/lock, Disc/Rogue

Comps mais difíceis de matar*: Shadow/Rogue, Rdruid/Warr, Disc/Warr, Disc/Feral

Counters: Priest/Mage (Shadow e Disc), Hpala/Shaman (Enhanc e Elemental)

* Em um universo onde ambos os times estão no mesmo nível.

PALA/DK (Unholy): Minha comp preferida, não tem tanto poder de ataque quanto Pala/Warr mas talvez seja a comp mais defensiva do jogo, se você não consegue matar o outro time, muito provavelmente eles também não vão conseguir te matar, jogando essa comp você pode esperar muitos draws no começo. Aqui você vai precisar jogar muito ofensivo, coloque seu Seal of Vengeance/Corruption e vai pra cima, sempre no mesmo target do DK, as trocas de target precisam ocorrer sempre em sincronia, vocês precisam matar de “surpresa”, o ataque tem que ser rápido, a estratégia geralmente é a seguinte: DK juntar todo o runic power, vocês dois virarem ao mesmo tempo em um target, stuna-lo para que não possa se defender, e descarregar tudo o que tiver, toda a runic em death coil, ligar asa, divine favor > holy shock, gárgula etc. Você precisa manter atenção redobrada com a gárgula, seja para dispelar (Turn Evil e Shackle Undead) ou para mante-la viva, o damage da gárgula é muito alto, é o maior cd ofensivo do time, então ela precisa ser protegida a qualquer custo.

Comps mais fáceis de matar: Shadow/rogue, Disc/rogue, outras comps de double DPS sem Spriest

Comps mais difíceis de matar: Hpala/Warr, Rdruid/Warr, Disc/Warr, Hpala/Lock, Rsham/Lock, Disc/Feral, Rsham/Pala. Geralmente lutas muito demoradas.

Counters: Spriest/Mage, Disc/DK.

PALA/DK (Frost): Aqui o pau come, perde-se muito da defesa se comparado à unholy, mas o poder de ataque sobe consideravelmente, a estratégia é a mesma, matar de forma rápida, de surpresa, um DK frost descarregando todo o runic power em Frost Strike críticos, em um target stunado, com a ajuda do Pala batendo, leva alguém de 100% life à morte em um piscar de olhos, use e abuse disso. Aqui você não vai usar Seal of Vengeance/Corruption já que o dot vai quebrar o Hungering Cold, você vai usar Seal of Righteousness, não espere jogar da mesma forma como joga com DK unholy, altamente ofensivo, aqui você vai jogar de forma mais equilibrada, precisa defender mais, já que a comp não é tão defensiva assim (principalmente contra time de spell).

Comps mais fáceis de matar: Hpala/Warr, Rdruid/Warr

Comps mais difíceis de matar: Shaman/Lock, Retri/Hunter, Disc/Mage, Shadow/Rogue

Counters: Disc/Warr, Disc/Feral, Shadow/Mage

PALA/LOCK: Você nunca vai ser o target, então pode colocar aqueles off set pve tranqüilo, ao contrário das comps anteriores aqui você é aquele healer que não sai da pilastra NUNCA, você só mantem o time vivo e o lock em condições de jogar, por isso acho a comp mais chata entre as principais. Funciona melhor com lock Destru, mas também pode ser Affliction, o pet é o terceiro elemento do time, você precisa manter ele vivo custe o que custar (talvez isso seja mais importante que manter a gárgula viva por exemplo). Se você tiver a glyph, use Seal of Light, e mude para Seal of Wisdom quando achar necessário, lembre-se do local onde está sumonado o portal do Lock, fique no local certo agora para no futuro estar no local perfeito, lembre-se que seu parceiro também é caster então Aura Mastery pode ser tão útil pra ele quanto é pra você (se for Affly, use na hora do Drain Soul, que é fatal). BOP pode ser usado para deixar o lock livre pra castar, imagine vocês contra Warr/Pala (pior counter) e o lock consegue encaixar uma seqüência de fear/damage/silence/stun no pala que não tem imune nem trinket, use BOP nele para impedir que o warr possa stunar, cortar ou dar fear nele.

Comps mais fáceis de matar: Rsham/Pala

Comps mais difíceis de matar: Pala/DK, Disc/Mage

Counters: Hpala/Warr, Rdruid/Warr, Disc/Warr

7.2 Arena 3v3

Hpala pode fazer parte dos times 3v3 mais fortes da Wotlk, como:

PHD: Hunter e DK
TSG: Warr e DK
Thundercleave: Elemental e Warr
ATC: Hunter e Warr Prot
Shadowcleave: UnDK e Lock Affly
LSP: Lock e Shaman
Kittycleave: Feral e Warr
Shadow e Mage
Beastcleave: Enhancement e BeastMaster

Print das Binds:

B952m0c.jpg


8 Estratégias (Arena) -- EM CONSTRUÇÃO

8.1 Pala/DK
8.1.1 Spriest/Rogue:  Se forem ruins, vão tentar matar o DK, e ai será fácil para vocês, os bons spriest/rogue vão tentar matar o pala, nosso target aqui será o priest, é muito importante o pala manter-se dispelado já que será o alvo do time, como o DK ficará livre, é importante ele usar os cds de forma ofensiva para por a pressão necessária para manter o time em uma situação confortavel, como por exemplo, Anti Magic Shell para prevenir fear, IBF quando estiver indo para um kill no priest e não tomar cheap/kidney entre outras coisas. Spame purify em você, se o rogue for sub, será bem facil dispelar slow/healreduc/devouring, deixando as coisas bem mais fáceis pra você, tente dispelar o wound poison e então se cure com o holy shock, com rogues mut também da pra fazer isso, porém não é sempre que existira essa oportunidade.
      Quando você estiver sendo burstado, o DK pode usar o stun do pet ou o death grip no fim da duração do cheap, pra evitar o kidney em você, podendo repor sacred shield, ou dispelar e se curar, geralmente é bem no momento em que eles gastam todo o CD pro burst. Dispele a gargoyle o tempo todo, não só o shackle undead, mas também o slow do rogue, que vai dar um slowzinho nela pra poder fugir pro los.
      Quando eles começarem a jogar defensivo, dando CCs no dk pra fugir pro los, persiga o rogue com seal of corruption, e não deixe, de forma alguma, ele sair de combat, mas cuidado para não ser atraido pro los do seu DK e tomar um swap hard com cd.
      Tente sobreviver ao burst inicial sem imunar, caso contrário você provavelmente morrerá no proximo burst caso o DK não consiga mata-los antes. Use BOP pra tirar o disarm do DK no momento do kill, já que ele não será burstado, pode deixar o trinket/medalhão para o Blind.
8.1.2 Disc/Rogue: É praticamente a mesma estratégia da comp com spriest, a unica diferença é que aqui eles vão segurar bem mais, e vão tentar vencer na mana caso não cheguem perto de matar algúem nos 2 primeiros bursts, vocês deverão jogar bem mais ofensivos, apenas tome cuidado com os burns no kidney/cheap, mantenha o DK livre de slow para perseguir o priest.
8.1.3 Hpala/Warr: Não tem jeito, unica opção é trocar porrada com o warr, o pala deverá tentar ficar sempre próximo do pala adversário, pra ajudar no damage e também para diminuir a mobilidade do warr com os 4 players bem próximos (charge/intercept/intervene), além de é claro, possibilitar ao DK a chance de dar um swap rápido entre os targets, para matar algum dos dois o pala necessariamente terá que usar o HoJ no momento exato do swap no target sem as defesas.
      A maioria dos warrs deixam o bladestorm para matar a gargula, fique atento a isso, use sacred shield nela e spame flash of light/holy shock, com beacon of light em quem estiver próximo ao warr (você ou o DK, já que beacon nos pets está bugado), poucos warriors usam mortal strike na gargula antes de darem o mortal, então não é impossível salva-la, se for necessário, use o hand of sacrifice para evitar a sua morte.
      Com seal of corruption o pala vai ter dificuldade para dispelar o chains of ice no warr, possibilitando assim que o DK o kite através da “dead zone” – area entre o range dos ataques e o range minimo do charge – até dropar o mortal strike e o pala poder topar seu life.
      Geralmente, é mais fácil matar o pala do que o warr, mas se o warr seguir vocês até o los do pala adversário, burstem full com o stun que poderão mata-lo com certa tranquilidade.
      Caso não consigam vencer de unholy, na próxima queue o DK pode dar re-roll pra frost, ai o game fica bem mais fácil.

8.1.4 Disc/Warr: O DK deve ficar no priest o tempo todo, o pala deve seguir com uma certa distancia para evitar o fear, e para dar out range no burn, o warr dificilmente vai largar o DK sozinho com o priest, com ele na pressão virão poucos burns e poucos dispels, mantenha o DK rebuffado o tempo todo, e caso venha algum burn, apenas de out-range, lembre-se que ele vai estar com slow, e você provavelmente não, tire a vantagem necessária disso.
      Novamente, muita atenção com a gárgula, mantenha-a viva a qualquer custo se o warrior virar nela, e dispele instantaneamente o shackle undead.
CONTINUA...

8.2 Pala/Warr - EM BREVE

8.3 Pala/Lock - EM BREVE

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